Curso de Direito promove atividade de redação no Colégio Modelo de Ilhéus

Professora Isadora Neves entre estudantes do segundo semestre de Direito da Faculdade de Ilhéus
Ascom

Alunos do segundo semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus realizaram uma atividade para estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães contemplando as ações executivas do projeto de curricularização da extensão. A ação, ocorrida na sexta-feira, dia 2 de junho, consistiu em palestras e um concurso de redação, coordenados pela professora Isadora Neves.

Na oportunidade, houve palestra ministrada pelos alunos do curso de direito sobre como elaborar uma redação. Em seguida, outra palestra abordou o tema “Redução da maioridade penal”. Logo após, os estudantes foram estimulados a participar de um concurso de redação sobre o tema referido.

As redações serão corrigidas e avaliadas pelos próprios alunos do curso de direito, sob a orientação dos professores. “Os resultados serão, em breve, divulgados, com as devidas observações para aprimoramento de cada aluno”, ressalta a professora Isadora Neves.

Na opinião da diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, professora Milena Santos de Jesus, foi um dia muito especial. “Os alunos do colégio Modelo participaram de uma atividade promovida pelo curso de Direito da Faculdade de Ilhéus que uniu conhecimentos da área jurídica e a produção de texto voltado para o Enem, avaliação que nossos alunos fazem ao final do Ensino Médio”, explicou.

“Acreditamos na parceria entre as instituições de ensino superior e as escolas de ensino básico. Esses momentos são significativos para os nossos alunos e para toda a escola. Por isso, agradecemos por esse momento de construção do conhecimento”, acrescentou a diretora Milena Santos de Jesus.

Curricularização da Extensão – De acordo com o professor Joilson Vasconcellos, coordenador do curso de Direito, o processo de curricularização da extensão na graduação em Direito da Faculdade de Ilhéus busca garantir o percentual mínimo de 10% da carga horária do curso em atividades de extensão, desde 2022, conforme legislação vigente, e proporcionar condições para desenvolvimento dessas atividades.

Além disso, deve promover atividades de extensão de forma orgânica, permanente e articulada; despertar a vocação para atividades extensionistas, em comunhão com alunos, docentes, administrativos e sociedade; promover interação dialógica com a comunidade e os contextos locais; produzir conhecimentos que sejam capazes de contribuir para a melhoria das condições de vida da população; proporcionar o crescimento pessoal e acadêmico do discente, promovendo impacto na sua formação e protagonismo;  promover a indissociabilidade entre investigação científica, ensino e extensão; ampliar os impactos social e acadêmico do Curso; e buscar formação e atuação transdisciplinar e interprofissional.